Com descaso da prefeitura, guarda-vidas se viram para se prepararem para o verão

Até um posto improvisado está sendo construído com recursos próprios para terem um mínimo de estrutura

Com descaso da prefeitura, guarda-vidas se viram para se prepararem para o verão
Com descaso da prefeitura, guarda-vidas se viram para se prepararem para o verão (Foto: Reprodução)

Os guarda-vidas de Guarapari executam um trabalho de extrema importância no município: eles salvam pessoas, preservam vidas, orientam e fazem e são os primeiros a serem procurados quando algo dá errado na praia.

Mas há anos, eles sofrem com o descaso e apatia das administrações municipais.

Falta equipamentos, infraestrutura básica, como postos e em alguns momentos até o básico como nadadeiras e lifebelts (cintos flutuantes que ajudam no resgate) e até protetor solar. E o problema mais antigo e que dificulta muito a vida dos profissionais é a falta de abrigo. A maioria dos profissionais do salvamento marítimo de Guarapari trabalham debaixo do sol e da chuva, sem o mínimo de estrutura sequer para guardar seus itens pessoais. Inclusive, há alguns meses, um guarda-vidas teve seus bens roubados enquanto fazia um salvamento. Felizmente os itens roubados foram recuperados.

E para se prepararem para a alta temporada, um grupo desses profissionais está construindo por conta própria um abrigo improvisado na Praia dos Namorados. A cena chama a atenção e imagens circularam nas redes sociais levantando questionamentos sobre o que o município tem feito para dar estrutura para esses profissionais.

Pedimos que a prefeitura comentasse sobre o que tem sido feito para melhorar as condições de trabalho dos guarda-vidas em Guarapari. Em nota o município respondeu o seguinte:

A Prefeitura de Guarapari informa que está ciente das demandas apresentadas pelos guarda-vidas e tem trabalhado para aprimorar as condições de trabalho desses profissionais. 

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao tema já está em vigor desde gestões anteriores, e uma nova reunião está prevista para novembro, com o objetivo de definir novos encaminhamentos e avanços. 

A Prefeitura mantém diálogo constante com diversos órgãos públicos e entidades privadas para viabilizar a construção de abrigos e garantir mais estrutura e segurança aos guarda-vidas que atuam nas praias do município.


Comentários (0)

Fale Conosco