Prefeitura de Guarapari corrige erro histórico no aniversário da cidade
Reunião apresentou mudanças e resgate da história de Guarapari

Na noite de ontem a prefeitura de Guarapari divulgou a correção de um erro histórico. A partir de agora a cidade passará a comemorar a sua elevação ao status de cidade e não emancipação política, coisa que nunca aconteceu.
De acordo com o secretário municipal de comunicação, Wilcler Carvalho a reunião marca "um novo capítulo na preservação de sua memória: os 134 anos de elevação à categoria de cidade".
A data é baseada em documentos históricos, inclusive na lei assinada pelo então governador do Estado, o Barão de Monjardim, em 1891.
Segundo o historiador José Amaral, a mudança é fruto de um esforço coletivo de apuração histórica. “Durante muitos anos, comemoramos como se Guarapari tivesse passado por um processo de emancipação, mas isso nunca ocorreu. A verdade é que, em 1891, uma lei assinada pelo Barão de Monjardim elevou a antiga ‘Villa de Guarapary’ à categoria de cidade. Este documento é a base legal que sustenta a correção, e por isso, em 2025, celebramos os 134 anos de Elevação da cidade”, explica.
O prefeito Rodrigo Borges destacou a importância do resgate histórico para o fortalecimento da identidade cultural e da memória coletiva da população. “Este trabalho vai muito além de uma comemoração. É uma questão de respeito à história de Guarapari e de valorização da nossa gente. Estamos corrigindo o que precisa ser corrigido, com base na ciência e na pesquisa histórica, para que futuras gerações conheçam a história de sua cidade”, afirmou o prefeito.
Comentários (0)