Até 40 minutos para pegar remédios em Guarapari
Moradores reclamam da demora para pegar remédios no Centro Municipal de Saúde

Na manhã desta terça-feira (17) a reportagem da Estação Guará esteve no Centro Municipal de Saúde, no bairro Itapebussu, para verificar denúncias sobre a demora para que os usuários pudessem receber os remédios do dispensário que fica na unidade.
A reportagem da Estação Guará verificou que pelo menos oitenta pessoas, incluindo idosos, estavam na fila esperando para receber medicamentos e apenas duas pessoas atendiam no dispensário.
Um dos usuários contou que ficou cerca de quarenta minutos em pé esperando pela sua vez
"É muita gente para pegar remédio e só duas moças para atender. Eu tive que ficar na fila uns quarenta minutos para conseguir pegar os meus remédios", contou um aposentado de 72 anos que preferiu não se identificar.
Procuramos a Secretária de Comunicação de Guarapari para sabermos os motivos da demora e se o município está planejando alguma ação para diminuir o tempo de espera no atendimento.
Em resposta o município respondeu o seguinte:
"A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a alta demanda registrada na Farmácia Básica do Centro Municipal de Saúde ocorre, principalmente, porque grande parte da população ainda concentra a busca por medicamentos nessa unidade.
Para ampliar o acesso e melhorar o atendimento, a Secretaria de Saúde reforça que o município conta com outras Farmácias Básicas em funcionamento. Além da unidade do Centro Municipal, as farmácias dos bairros Bela Vista, Setiba e Kubitschek também estão abertas todos os dias.
As comunidades de Amarelos, Reta Grande e Todos os Santos também contam com atendimento farmacêutico uma vez por semana, conforme o cronograma das equipes de saúde.
Outra alternativa para a população é o Programa Farmácia Popular, que disponibiliza alguns medicamentos em farmácias credenciadas.
A Prefeitura informa ainda que, em breve, a nova Unidade de Saúde Roberto Calmon, localizada no Centro, também contará com uma Farmácia Básica. A iniciativa tem como objetivo descentralizar o serviço e reduzir a demanda.
A Secretaria de Saúde orienta os moradores a procurarem a unidade mais próxima de suas residências, facilitando o acesso e evitando filas."
Comentários (0)